CMEIs de Curitiba recebem doação de mais de 300 livros de editora paranaense

CMEIs de Curitiba recebem doação de mais de 300 livros de editora paranaense

Depois de circular por maternidades de Curitiba com o projeto Acalantos, a Parabolé Educação e Cultura entrega nesta semana à Secretaria Municipal de Educação, 330 kits contendo livro + CD Acalantos – A Arte de Acolher. Tendo a música como ponto de partida, o conteúdo proposto estimula a interação dos adultos, sejam familiares ou educadores, com as crianças. O material será distribuído entre CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, CEIs – Centros de Educação Infantil e NREs – Núcleo Regional de Educação.

 

O álbum musical que acompanha o livro foi produzido a partir do olhar sensível dos diretores Levi Brandão e Liane Guariente, esta que também, junto com Nélio Spréa, assina a autoria do livro que traz textos escritos com a intenção de inspirar relações mais afetivas e próximas entre adultos e bebês. Cantigas de ninar, parlendas, quadrinhas, pensamentos e reflexões que chamam a atenção dos adultos sobre a importância do acalantar bebês e crianças. “Nosso objetivo é o de sensibilizar gestantes, mães lactantes, familiares de recém-nascidos, professores da Educação Infantil e profissionais que atuam com o atendimento ao pré-natal, parto e puerpério, da importância do ato de cantarolar e recitar parlendas aos bebês”, explica Nélio Spréa.

 

O conteúdo traz, ainda, o sentido das brincadeiras cantadas, como por exemplo, “Roda Cutia” e um alerta sobre o quanto se faz necessário “nanar sem celular”. “É cada vez mais comum as crianças adormecerem com o celular nas mãos e isso vai no sentido contrário da construção de uma relação de maior qualidade com os pequenos, visto que afeto é algo que precisa ser construído no cotidiano”, destaca Spréa. O CD que acompanha o livro reúne 40 canções, entre elas, Alecrim, Passarinho Amarelinho e Cafuné, entre outras, para ser ouvido com a criança seja durante o ninar, o acalantar ou o brincar. As músicas que compõem o álbum Acalantos podem ser acessadas também em todas as plataformas digitais de música (Spotify, Deezer, Youtube...)

 

Função do acalanto

Quietar o choro, acalmar, aconchegar, aninhar, comunicar e fazer adormecer. Estreitar vínculos.

 

Parlendas para brincar

1 - Janela, janelinha

Porta, campainha,

Trimmmm!

 

2 - Sol e chuva

Casamento de viúva

Chuva e sol

Casamento de espanhol

Chuva e vento

Casamento de jumento

  

Livro + CD para o público em geral

Acalantos – A Arte de Acolher está à venda na loja virtual da Parabolé no link www.parabole.com.br/livros/acalantos. Investimento R$ 34,90

 

Ficha técnica

Direção musical: Levi Brandão e Liane Guariente

Textos: Nélio Spréa e Liane Guariente

Produção: Parabolé Educação e Cultura

 

Apoio

O livro + CD Acalantos conta com o apoio da Ademilar e Instituto Joanir Zonta, através do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL http://)
* Comentário:
Digite o código