Jogos e brincadeiras

A formação em jogos e brincadeiras aborda aspectos do desenvolvimento infantil, relacionando-os ao fenômeno da ludicidade. Brincando com os participantes, o formador reflete sobre o modo como as crianças constroem seu comportamento lúdico, adquirem conhecimentos, internalizam regras sociais, exploram elementos de sua cultura e assimilam diferentes linguagens. A formação fornece subsídios para aprimorar as estratégias didáticas dos professores, oferecendo-lhes referencial teórico e repertório de jogos e brincadeiras capazes de inspirar novas formas de abordagem pedagógica.

O curso promove a reflexão sobre o brincar, para além da noção de recreação ou da interação com brinquedos.


Objetivos
• Ampliar o repertório de jogos e brincadeiras dos profissionais de educação, dando ênfase em modalidades tradicionais como as parlendas, adivinhas, jogos de mãos, trava-línguas, histórias acumulativas, jogos populares e brincadeiras de roda.
• Subsidiar o trabalho dos profissionais de modo a favorecer uma didática mais criativa, capaz de contemplar estrategicamente a diversidade de conteúdos lúdicos das culturas tradicionais da infância.
• Abordar aspectos do desenvolvimento infantil, relacionando-os à importância da ludicidade.
• Estimular a pesquisa da cultura popular brasileira como fonte de aprendizagem em sala de aula.
• Refletir sobre as influências sociodinâmicas das brincadeiras tradicionais e sua capacidade de orientar o comportamento infantil.
• Identificar, reconhecer, vivenciar e divulgar os conteúdos da tradição oral infantil brasileira.
• Favorecer a transmissão e a continuidade da prática das brincadeiras tradicionais.

Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.