Contraturno escolar

A formação em educação integral sugere estratégias de revitalização do cotidiano escolar por meio de um melhor aproveitamento de espaços e rotinas no contexto do contraturno escolar. Têm como ponto de partida o reconhecimento de variados tipos de interação aos quais as crianças se sujeitam na escola. Promove reflexões sobre as relações entre adultos e crianças dentro e fora de sala de aula e sugere caminhos para que os profissionais possam construir propostas de diversificação curricular junto aos alunos.

O curso destaca as formas de interação mais comuns no ambiente escolar, como a que pode se dar entre crianças de diferentes faixas etárias, e que permite o intercâmbio de saberes entre alunos de diferentes séries, ou a que se dá entre crianças e adultos nos momentos em que este interveem pedagogicamente.

Objetivos
• Promover no ambiente escolar a diversificação curricular por meio de atividades que abordem de modo interdisciplinar múltiplas temáticas.
• Refletir sobre o papel da interação nas aprendizagens das crianças, bem como sobre o papel do profissional na organização de contextos que promovam as interações e aprendizagens infantis por meio de diferentes experiências.
• Subsidiar o trabalho dos professores junto às crianças fornecendo evidencias que destaquem a importância da participação dos alunos nas decisões da escola.
• Estimular a promoção de atividades que gerem maior interatividade entre faixas etárias distintas.
• Abordar aspectos do desenvolvimento infantil, relacionando-os à importância da ludicidade.

Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.