Educação patrimonial

A formação em educação patrimonial oferece aos professores recursos pedagógicos para tratar de temas históricos em suas aulas a partir da valorização dos patrimônios material e imaterial brasileiros.
Com referências e documentos como casas e monumentos de uma cidade, imagens fotográficas de famílias, formas de trabalho tradicional, celebrações festivas e memórias dos mais velhos, este curso apresenta aos participantes o potencial da chamada Educação Patrimonial como uma importante ferramenta de compreensão da história, das culturas e das identidades local, regional e nacional.
O programa possui dois formatos: o curto, de 4 horas; e o longo, de 16 horas, este com maior riqueza de exemplos. Em ambos, os professores terão contato com os conceitos fundamentais sobre patrimônio cultural e histórico que oferecem grande conjunto de temas interessantes para utilizar com os alunos do ensino fundamental ou médio na conexão com antropologia, arqueologia e arquivística.

Objetivos
• Esta formação de Educação Patrimonial Apresentar aos professores a importância da Educação Patrimonial como vetor das identidades culturais;
• Fornecer aos professores ferramentas conceituais para abordar conteúdos de história, artes e antropologia a partir do patrimônio cultural;
• Incentivar o desenvolvimento de atividades que estimulem o interesse das crianças por variações de repertório musical que não se restrinjam aos produtos da indústria cultural.
• Apresentar temas ligados ao patrimônio imaterial brasileiro como recursos pedagógicos para trabalhar noções de cidadania, diversidade e identidade;
• Alertar para a preservação e valorização do patrimônio cultural e imaterial de fundamental importância para identidades local, regional e nacional.

Cada tema proposto de formação continuada da Parabolé pode ser de curta duração, realizado em um único dia, ou de modo continuado, espaçado ao longo de vários meses. Entre em contato para mais informações.