5 contos infantis para assistir agora

5 contos infantis para assistir agora
Bruxas, fadas, animais falantes, princesas e gigantes são alguns dos personagens mais emblemáticos dos contos infantis. São eles os responsáveis por enriquecerem o imaginário lúdico de muitas crianças em suas primeiras aventuras literárias, auxiliando no desenvolvimento dos sentidos e na construção de identidade. O ato de ler para uma criança é carregado de afeto e ao mesmo tempo apresenta um leque de possibilidades para a formação de valores que são levados para toda a vida.

Entre o "era uma vez..." e o "fim" de um conto infantil cabem conceitos como o de "bem" e "mal", a importância de ajudar o próximo, de aceitar o diferente e de aprender com os erros, por exemplo. Nesse emaranhado de intenções, o fato é que os contos abrem as portas para o mundo das palavras, local em que as ideias podem ser representadas em obras literárias, histórias em quadrinhos, filmes ou em apresentações orais. 
Para te ajudar a apresentar (e representar) esse mundo a uma criança do seu convívio, separamos uma lista com 5 contos infantis tradicionais e suas intencionalidades para você assistir agora mesmo.

Cinderela

Um dos contos infantis mais populares da humanidade é Cinderela, também conhecida como "Gata Borralheira", a história possui diversas versões que foram sendo adaptadas ao longo do tempo. Um dos primeiros registros do conto surgiu na China (860 a.C.) e na Grécia Antiga (63 a.C. - 23 a.C) narrando a vida de uma escrava que se casou com um rei. A versão popularmente mais conhecida foi escrita por Charles Perrault e relata a vida de uma garota órfã criada por sua madrasta e suas meio-irmãs que invejavam a sua beleza e a humilhavam constantemente. Depois de uma grande aventura, a jovem enfim encontra a liberdade no amor. A história fala sobre a relação de amor e poder e também sobre a busca de um destino que lhe foi roubado. Em uma livre adaptação, o ator Carlos Moreira tece o fio deste conto infantil e apresenta Cinderela entre cores, texturas e pontos. Confira:

Branca de Neve e os 7 anões

Este é um dos contos infantis mais conhecidos em todo o mundo. Branca de Neve tem sua origem no folclore alemão e traz conceitos como a importância da gentileza e alerta sobre o cuidado com a vaidade e a inveja. Assista o conto da branca de neve e os sete anões:


João e o pé de feijão

De origem inglesa, a versão mais popular do conto João e o pé de feijão foi escrito por Benjamin Tabart. A história infantil narra um delicado momento que João e sua avó passavam. Com pouco dinheiro, a matriarca da família pede que o garoto leve seu último bem para ser vendido. João então sai com uma vaca rumo à cidade na missão de trazer de volta o dinheiro que auxiliará sua família, porém, no caminho o menino se deslumbra com a oferta de um desconhecido e troca o animal por feijões (com a promessa de serem feijões mágicos). Depois de levar uma bela bronca, desolado por se sentir enganado, João assiste sua avó arremessar os feijões pela janela. No dia seguinte, surpreendentemente o pé de feijão cresceu em direção às nuvens, revelando ao topo o lar de um gigante. A aventura começa e João está prestes a descobrir a fonte dos ovos de ouro. Este conto infantil traz reflexões sobre perseverar e acreditar em si apesar das dificuldades. Assista agora a história infantil de João e o Pé de Feijão:

João e Maria

A história de João e Maria traz ensinamentos sobre o poder da união de irmãos para vencer as adversidades. O conto teve seus primeiros registros na Idade Média e foi sendo transmitido e transformado por meio da oralidade. Conheça uma das versões dessa história infantil

O patinho feio

O conto infantil do patinho feio foi escrito em 1843 por Hans Christian Andersen, a história trata de um filhote de cisne que foi chocado por uma pata. Não se reconhecendo entre seus pares e sem saber de sua origem, o cisne decide ir embora depois de não aguentar a humilhação que sofria por sua aparência tão diferente. Na aventura em busca de sua identidade, ele encontra um bando de cisnes que o acolhem e o reconhecem como um dos mais belos da espécie. O conto ensina às crianças que não devemos julgar o diferente e que as aparências não definem quem as pessoas são. Assista a contação da história do patinho feio do projeto Tecidos que Contam:

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL http://)
* Comentário:
Digite o código