Música para bebês | Canções de ninar para dar colo e acalmar

Música para bebês | Canções de ninar para dar colo e acalmar
Você consegue se lembrar das músicas da sua infância? Algum verso característico que traga consigo a sensação de aconchego e segurança? Ao acalentar, fazer ninar ou entoar músicas para bebês, os adultos fortalecem os vínculos afetivos, uma vez que é pela audição e pelo contato físico que as crianças começam a se conectar com o mundo exterior. Ao ouvir uma canção nos colos de sua mãe, por exemplo, a criança é capaz de perceber os batimentos cardíacos, identificar a voz e, com isso, vai aos poucos desacelerando o ritmo, se sentindo segura até cair no sono.

A origem das músicas para bebês: o acalanto como forma de proteção

A prática de acalentar tem, certamente, origens remotas. Imagine que essa prática se consolidou muitos milênios antes do aparecimento da luz elétrica. No escuro, o perigo aumentava. Havia predadores de hábitos noturnos que mapeavam pequenas presas há quilômetros, pelo som e pelo cheiro. O choro agudo dos bebês ecoava para além das montanhas, portanto um adulto tinha de assumir, nessa circunstância, o papel de vigilante. As músicas para bebês nascem neste cenário, como grandes aliadas para afastar o perigo.

Com o tempo, o ato de acalentar se fortaleceu como prática social, adquirindo múltiplas funções, como a de produzir sensação de segurança e de fazer dormir. De singelas formas de expressão vocais à verdadeiras obras artísticas capazes de mobilizar sentimentos e pensamentos sobre a vida cotidiana, as músicas para bebês podem ser entoadas, murmuradas, vocalizadas, assoviadas ou dialogadas, suas letras contêm fórmulas contra o medo, a solidão, o desrespeito e a violência. Entre versos pequenos, informam simbolicamente a existência da dor, do sofrimento e outras condições básicas da vida humana.

E não é só a voz feminina que faz parte desta prática. Os homens também são protagonistas na formação de uma atmosfera de segurança em torno da percepção dos pequeninos. Se, desde os tempos mais remotos, a vigilância noturna foi exercida majoritariamente por homens, então podemos considerar que a voz grave masculina tem estreita identificação com as situações de proteção.

Músicas para bebês para inspirar relações mais sensíveis

Tendo como partida as músicas para bebês, o álbum musical Acalantos, produzido pela Parabolé Educação e Cultura, chega a temas como afetividade, comunicação e ludicidade, com a missão de sensibilizar gestantes, mães e lactantes, familiares de recém-nascidos, professores da Educação Infantil e profissionais que atuam com o atendimento de pré-natal, parto e puerpério, da importância do ato de cantarolar e recitar parlendas aos bebêsDê o play nas músicas para bebês que vão ajudar o sua criança a dormir:

Bônus: dicas para o bebê dormir rápido

Sabemos que a tarefa de fazer uma criança adormecer nem sempre é fácil, por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar nesta missão:

1. Crie uma rotina para a criança dormir sempre no mesmo horário e no mesmo local;
2. 
Desacelere o ritmo na hora de dormir, desligue a TV e mantenha o ambiente silencioso;
3. 
Diminua a intensidade de luz, mas não deixe o cômodo completamente escurecido. Meia luz é o ideal;
4. 
Dedique um tempo ao bebê antes de dormir. Dê atenção, nem que seja por 10 minutos, brinque e se faça presente;
5. 
Evite colocar o bebê para dormir de barriga cheia. A última refeição deve acontecer pelo menos 2 horas antes;
6. Busque músicas para bebês e cante para a criança.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL http://)
* Comentário:
Digite o código