Brincadeiras para fazer em casa durante a quarentena

Brincadeiras para fazer em casa durante a quarentena

Por mais que muitas escolas estejam se adequando para o retorno presencial e apresentando modelos híbridos de ensino, a recomendação das autoridades de saúde ainda é ficar em casa e se proteger. Chega o final de semana, o feriado ou o recesso escolar e fica difícil manter as crianças longe das telas durante o período de isolamento social? Atividades ao ar livre são sempre muito bem vindas quando podem ser realizadas em ambientes controlados e sem aglomerações, mas, quando não é possível sair de casa, é hora de inovar! Preparamos algumas sugestões de brincadeiras para fazer em casa e divertir toda a família durante a quarentena.

Trava-línguas

Confundir a língua e destravar a oralidade, esse é o objetivo dos versos e sons de um trava-língua. Esta brincadeira infantil é muito usada como recurso pedagógico para trabalhar a consciência fonológica das crianças, além de melhorar a dicção, a leitura e a pronúncia das palavras. Que tal treinar alguns versos dessa brincadeira durante a quarentena? Veja alguns para começar:

Teatro de fantoche

Interpretar personagens, criar histórias e viver grandes aventuras! A dramaturgia permite voar alto na imaginação, não é mesmo? Junte as crianças e crie seu próprio teatro de fantoches. E não é preciso de muito: uma meia, canetinha e duas bolinhas de isopor já garantem um personagem para a trama. Dá uma olhada nesse passo a passo e monte o seu:

Jogos de Mãos

Estas brincadeiras têm um efeito nostálgico quase que instantâneo em muita gente. Os jogos de mãos, muito populares nas escolas, promovem momentos de conexão entre as crianças e desenvolvem habilidades motoras. É curioso observar que muitas das músicas destes jogos assumem características próprias dependendo da região do país, ou até mesmo de cidade, de um bairro, escola ou grupo de amigos de uma rua que criam suas próprias versões, imprimindo sua  identidade. Os jogos de mãos são um ótimo passatempo para a quarentena, só não pode esquecer de passar o álcool em gel, hein? Veja alguns:

Bônus: sessão pipoca!

Outra atividade ideal para esse momento de quarentena é juntar a família para assistir um bom filme em casa. Então prepara a pipoca e se liga nessas dicas de filmes para assistir agora mesmo:



Outras atividades e brincadeiras para fazer na quarentena você encontra no Canal Parabolé, no Youtube.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL http://)
* Comentário:
Digite o código