Bumba Meu Boi: a brincadeira folclórica mais popular do Brasil

Bumba Meu Boi: a brincadeira folclórica mais popular do Brasil
Bumba Meu Boi é uma típica brincadeira folclórica brasileira praticada por grupos e comunidades em todo o país. Reconhecido como um dos "folguedos" (festa popular) mais importantes do Brasil, a tradição surgiu na época do ciclo do gado entre os séculos XVII e XVIII em crítica à situação dos negros e dos índios no período escravista do Brasil colônia. Com influência europeia, africana e ameríndia, a herança cultural do boi resistiu às transformações históricas e ao fim do regime servil, chegando aos dias de hoje como um dos principais ícones da cultura popular brasileira, adaptado para diferentes formatos como em músicas, peças de teatro, artes visuais, literatura, festas e brincadeiras folclóricas.

Chamado também de boi-bumbá, boi-de-mamão, boi-de-matracaboi-de-reis, boi-calemba, boi-janeiro e tantos outros nomes dependendo a região do Brasil, uma das versões da história do bumba meu boi gira em torno do desejo de uma mulher grávida em comer língua de boi. O marido da donzela, o escravo Pai Francisco, atendendo ao pedido de sua amada, corta a língua do boi mais forte e bonito da fazenda. Ao perder a língua o boi fica entre a vida e a morte. O coronel, dono da fazenda, encontra o boi doente e recorre ao pajé de uma tribo indígena, que consegue curar o animal. Ao descobrir as reais intenções de Francisco o fazendeiro perdoa o escravo e celebra a saúde do boi com uma grandiosa festa. Fitas coloridas e um manto adornado são colocados sob o boi, que, embalado por música, põe-se a dançar.

De natureza versátil e repleta de elementos adaptáveis a diferentes contextos socioculturais, esta brincadeira folclórica concentra amplo repertório simbólico e canaliza sentimentos, emoções e expectativas sociais em suas representações. A festa do bumba meu boi é a mais característica encenação deste rito cultural que envolve grupos dedicados em diversos estados brasileiros. O resultado são diversas apresentações públicas, manifestações e brincadeiras folclóricas realizadas no final de junho.

O bumba meu boi é tão importante para contar a história de desenvolvimento cultural do país que em 2011 foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e em 2019 foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A turma do Boi Bolé: a história do bumba meu boi

Uma das adaptações desta tradição é o espetáculo "Boi Bolé", produzido pela Parabolé Educação e Cultura, fruto de pesquisas e atividades realizadas no campo das brincadeiras folclóricas, entre vivências, oficinas e apresentações do folguedo do boi em instituições de ensino e espaços de convivência realizadas desde 2008.

Três tradições populares nos influenciaram diretamente na criação do Boi Bolé. Em primeiro lugar, o Boi de Reis da região norte de Minas Gerais, do qual aprende-se a estrutura do auto dramático, alguns personagens e a maior parte das canções utilizadas. Em segundo lugar, o Boi de Matraca de São Luís do Maranhão, cujo desdobramento cênico, chamado localmente de “comédia”, inspira a trama teatral que criamos e dá substância à figura mitológica do personagem Boi. Em terceiro lugar, o Boi de Mamão do Paraná e de Santa Catarina, de onde vêm algumas das canções utilizadas e também personagens.

Assista a história do bumba meu boi:

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Não será publicado)
   Website: (URL http://)
* Comentário:
Digite o código